top of page

Apresentação

O Seminário Científico em Desenvolvimento e Economia Solidária nos países Lusófonos e da Integração Sul-Sul, é um evento da UNILAB que responde a uma demanda da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL), alinhado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Popular, Microfinanças e Economia Solidária. Seu objetivo principal é buscar contribuir na disseminação e publicação de informações, conhecimentos, estudos, pesquisas e práticas a respeito do desenvolvimento e economia solidária nos países lusófonos e da integração sul-sul.

 

Sua principal proposta é ser um espaço de integração dos participantes, parceiros, via palestras, apresentação de trabalhos científicos, rodas de conversas, entrega de prêmios, relatos e apresentações de experiências nacionais e internacionais, animado pelas rodas de culturas artísticas, gastronômica e de comercialização. Refere-se, portanto, a um momento muito rico e oportuno de produção de conhecimento, troca de experiências e vivências e aprendizado.

 

O processo, produto e metodologias do evento dará visibilidade à execução das políticas de desenvolvimento e da economia solidária e suas inter-relações com o desenvolvimento dos territórios, destacando a contribuição aos países lusófonos e da integração sul-sul. Além desses benefícios, o Seminário Científico em Desenvolvimento e Economia Solidária nos Países Lusófonos e da Integração Sul-Sul evidenciará o papel das universidades públicas em relação à contribuição para implantação das políticas de desenvolvimento territorial e economia solidária e sua interseção com o ensino, a pesquisa e a extensão, enfatizando o importante papel da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior (RIPES), coordenada pela UNILAB, através da Pró-reitoria de Assuntos Institucionais (PROINST).

 

Nessa perspectiva, a produção e trocas de conhecimentos e saberes será importante para os encaminhamentos da proposta de criação da Rede Lusófona de Desenvolvimento e Economia Solidária que integrará, inicialmente, os países convidados – Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, Moçambique, Portugal e Brasil. Isto significará um salto qualitativo para a sociedade brasileira, especialmente, o maciço de Baturité e, internacionalmente, diversos países da África, já que buscará integrá-los às práticas de desenvolvimento.

 

Assim, é com imenso prazer que convidamos V. Sas. a participarem desse auspicioso evento, promovido pela INTESOL/UNILAB, para o qual disponibilizamos 300 vagas distribuídas por categoria de participação, como segue: 70 para estudantes de graduação e especialistas; 30 para estudantes de pós-graduação; 70 para profissionais; 30 para instituições de caráter territorial; 30 para as redes de desenvolvimento e economia solidária e 70 para os empreendimentos vinculados em redes.

 

 

 

 

Participe, faça sua inscrição!

 

Atenciosamente,

Profa. Clébia Mardônia Freitas Silva

Coordenadora INTESOL

Modalidades de atividades e competências de submissão

Palestra Magna (convite da Coordenação do Evento)

 

A palestra magna tratará do tema central do evento e, será realizada por pesquisador (a) ou profissional com produção destacada na área de atuação nacional e internacional, a convite da coordenação. O (a) conferencista convidado (a) deverá elaborar um texto completo que integrará os anais, lançado durante o evento. A palestra magna terá até uma hora de duração.

 

Painéis Integrados (Convite da Coordenação do Evento)

 

O objetivo desta atividade é o de divulgar relatos de pesquisa, discussões de natureza teórica ou atividades profissionais relevantes relacionadas a questões do desenvolvimento e economia solidária no Brasil e nos países africanos. Os painéis serão constituídos tanto de teóricos de reconhecimento nacional e internacional, como de produtores (as), redes de discussões e execução de políticas públicas de desenvolvimento e economia solidária, contribuições práticas das universidades e de experiências exitosas desenvolvidas pela sociedade civil, governo e universidade. Cada painel responde a uma necessidade de debate especifico em relação ao tema central e será orientado por metodologia própria, desenvolvida pela INTESOL. A critério da comissão responsável, alguns painelistas serão convidados para elaborar um texto para os anais do evento.

 

Rodas de Conversa (convite da organização do evento)

 

O objetivo desta atividade é o de qualificar seus participantes em tema considerado específico, relevante e contemporâneo para o desenvolvimento. As rodas de conversa deverão ter mediadores (as) com reconhecimento nacional ou internacional por relevantes atividades desenvolvidas sobre o tema e roteiros específicos elaborados e fornecidos pela comissão de sistematização e mediação de processos grupais. Será elaborado um roteiro metodológico orientador especificando a metodologia e o tempo destinado a cada rodada.

 

Roda de comercialização (integração dos produtores (as) da INTESOL e convidados pela coordenação do evento).

Paralelamente à realização do evento, estará ocorrendo a Roda de comercialização, destacando a exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, arte e artesanato desenvolvidos pela Rede INTESOL e convidados das redes locais, nacionais e internacionais oriundos da economia solidária. Para essa atividade, será trabalhada a moeda sol como instrumento de troca. A organização da referida ação estará em observância a metodologia desenvolvida pela INTESOL para esse fim. As redes e produtores convidados deverão apresentar demandas até a data limite, constante no convite enviado, e confirmar participação, especificando o nome das pessoas que estarão representando a rede e os produtos a serem comercializado. Os representantes das redes convidadas passaram por processo de nivelamento metodológico para participação.

 

II Clube de trocas (interesse de participação constante na ficha de inscrição)

 

No último dia do evento será realizado o II Clube de trocas da Intesol e os inscritos poderão optar pela participação ou não na referida atividade. Como critério de participação será solicitado aos participantes trazerem ou adquirirem um produto ou pensar na prestação de um serviço (algo que sabe fazer) para que possamos colocar a metodologia em ação. Essa ação será mediada pela Intesol ou parceiros da Rede Cearense de Economia Solidária.

Turismo Rural para acompanhantes (interesse de participação e inscrição conforme prazo)

 

Considerando que o maciço de Baturité apresenta-se como um campo fértil na área do turismo rural, será oferecido aos participantes estrangeiros e de outros estados brasileiros a possibilidade de trazer acompanhantes e, ter uma atividade especifica para essas pessoas. 

Com vagas limitadas, os Inscritos deverão informar ainda na ficha de inscrição se trará acompanhantes, realizando cadastro do mesmo e deverá sinalizar se vai aderir ou não a atividade cultural em questão. Serão no Máximo 30 vagas e ocorrerá no segundo dia do evento, acompanhada por dois docentes e um técnico, bolsista da incubadora. Será apresentada a programação em local especifico do site do evento, com detalhamento sobre o roteiro e os direitos relacionados à taxa de inscrição.

 

Aos nosso parceiros e colaboradores

 

Este é um evento que busca privilegiar a atualização e construção científica, a troca de experiências entre o saber popular e a ciência, a execução e o exercício do controle social de políticas públicas. Assim deverá, especialmente, explorar o impacto dos estudos em Desenvolvimento e Economia Solidária e sua relação com a Inovação Cientifica e Tecnológica, sendo um evento imperdível para as organizações que desejam interagir com os profissionais e formadores de opinião deste setor. Será a oportunidade em que estarão integrados aos especialistas e profissionais das áreas afins apresentando seus produtos e soluções, disponibilizando informações completas e inovações, fortalecendo cada vez mais a sua marca e qualidade. Assim será disponibilizado espaços para apresentação e degustação de seus produtos e serviços e ainda a inserção do logotipo em todo material de comunicação produzido.

bottom of page